terça-feira, 30 de julho de 2013

Moqueca de frango

Ás vezes dá vontade de comer um frango diferente . . . esta receita é muito saborosa e fácil de fazer. Já que estamos voltando das férias, o melhor é começarmos cozinhando coisinhas fáceis. . .







Ingredientes

500 g de filet de frango cortado em quadradinhos
1 cebola média picada
2 tomates picados
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão verde picado
2 dentes de alho socados
Sal a gosto
1 vidro de leite de coco
Azeite (+ou- 1 xícara de café)
1 limão



Modo de fazer

Em uma vasilha coloque o caldo do limão e o sal. Junte o frango e deixe descansando.

Em uma panela, frite a cebola no azeite, acrescente os tomates, o pimentões, o alho e um pouquinho de sal.

Deixe no fogo até que todos os ingredientes fiquem macios. Junte o leite de coco deixando no fogo até que agregue aos outros ingredientes. Junte o filet de frango que estava descansando. Mexa, coloque em fogo baixo até que cozinhe todo o frango.

Depois de pronto servir com salada e arroz branco.



terça-feira, 23 de julho de 2013

Dicas para organizar a geladeira

Gente!!! . . entrei no site da Sadia e achei essas dicas, que podem nos ajudar no nosso dia a dia.  




Manter a geladeira sempre em ordem não é perda de tempo e muito menos um capricho. Quando tudo está limpo, bem acondicionado e no lugar certo, a sua vida na cozinha fica muito mais fácil. Isso sem falar no desperdício de alimentos que você acaba evitando.

Veja aqui algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa:

 
1º passo: Capriche na limpeza

- Para começar, tire tudo da geladeira. Em seguida, desligue o aparelho da tomada.

- Se não tiver um modelo frost free, você precisa descongelar aquela camada de gelo que se forma no freezer. Desligue algumas horas antes e mantenha a porta semiaberta. Mas cuidado com a água do degelo. Para evitar sujeira, coloque uma vasilha grande onde a água escorre e depois descarte. 

- Para limpar, use uma esponja suave ou um pano macio com um detergente ou sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos ou muito fortes porque além do odor, eles podem riscar ou corroer o plástico e o esmalte de sua geladeira. 

- Retire as gavetas e as prateleiras removíveis e lave cada uma. Passe um pano úmido em tudo, depois a esponja com o produto que escolheu. Enxugue com cuidado usando um pano macio, seco e limpo ou uma toalha.

- Atenção especial para a borracha da porta. Mantenha sempre limpa e verifique constantemente se ela não está ressecada. Se a porta não fechar direito, a geladeira consome muita energia, além de não alcançar a temperatura desejada. 

Dicas:

- A limpeza deve ser feita todas as semanas, de preferência um dia antes da compra de perecíveis. Os resíduos não limpos podem provocar odor desagradável e contaminar o sabor dos alimentos.

- Depois de limpa, coloque algumas folhas de louro no interior da geladeira para absorver os odores fortes de alimentos. 

 
 2º passo: Deixe tudo organizado

Pronto. Agora que a sua geladeira está perfeitamente limpa, mãos à obra. Lembre-se de que cada área da geladeira tem uma temperatura diferente para que os alimentos sejam armazenados de forma correta e não estraguem antes do tempo. 

Comece de baixo para cima:
- Gavetas: Conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.

- Primeira prateleira (inferior): Armazene as frutas logo acima das gavetas. As mais macias podem ficar em bandejas e as mais duras, embaladas em sacos plásticos. 

- Segunda prateleira (intermediária): Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces e tortas. Sopas e caldos também, porém sempre em recipientes com tampa. Dê preferência aos formatos quadrados ou retangulares, que são mais fáceis de organizar. 

- Terceira prateleira (intermediária): Armazene nessa prateleira os ovos (em vez de colocá-los na porta, como é sugerido pelos fabricantes), assim você evita a trepidação do abre e fecha da geladeira, além de mantê-los sob temperatura constante. Guarde também os alimentos que sobraram da refeição em recipientes plásticos ou de vidro, bem tampados. 

- Quarta prateleira (superior): Nessa prateleira guarde a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.

Se houver uma gaveta de carnes logo abaixo do freezer, é lá que você deve mantê-las, incluindo os frios e as salsinhas. 

- Porta de geladeira: A porta acomoda o ketchup, a mostarda, as geleias e compotas, a azeitona e as conservas, os refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira. 

Dicas gerais:

- Alimentos que estragam facilmente devem ficar o mais perto possível do congelador.

- Posicione os alimentos para que o ar frio circule ao seu redor. Isso garante que ele será resfriado por completo. 

- Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Depois de abertos, eles podem oxidar em contato com o ar e comprometer o alimento. Mantenha-os em recipientes plásticos ou de vidro, devidamente tampados. 

- Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados. 

- Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias. 

- Mantenha a água sempre bem tampada e dê preferência às garrafas de vidro.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Pães de queijo de liquidificador

Quer comer um pãozinho de queijo rapidinho? . . .esta é a receita.. . .




Ingredientes

1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de polvilho azedo
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de queijo parmesão, ralado
1 colher (chá) de fermento em pó


Modo de fazer

Bata muito bem os ingredientes no liquidificador. Coloque a seguir, em forminhas pequenas, de empadas, untadas com óleo e polvilhadas com farinha. Não encha muito as forminhas, pois o pão cresce bem. Leve ao forno quente, a 200º C, dentro de uma assadeira grande. Deixe assar por mais ou menos 30 minutos.





Rende mais ou menos 20 pãezinhos.



sexta-feira, 12 de julho de 2013

Molho Agridoce Chinês

Quem gosta de comida chinesa deve gostar desse molho. Ele fica gostoso também com bolinho de arroz, com pasteis, etc. . .







Ingredientes

1/4  de xícara (chá) de amido de milho 
2 xícaras de água
1/4 de xícara (chá) de vinagre branco
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de ketchup
1 pitada de sal


Modo de fazer

Misture o amido de milho na água e reserve. Leve ao fogo o vinagre, o açúcar, o ketchup e o sal. Adicione a água com o amido de milho e cozinhe até ficar transparente e cremoso. Sirva o molho frio.

OBS.: Rende 3 xícaras (chá)


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sequilhos

Nesses dias frios dá vontade de tomar alguma coisa quente como: café, chá ou chocolate. Para acompanhar que tal . . . sequilhos. Esses biscoitinhos de amido de milho lembram muito a infância . . . e os 
pequenos vão adorar no lanchinho da tarde, agora nas férias.





Ingredientes

500 g de amido de milho
2 ovos (ligeiramente batidos)
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
1 colher de fermento em pó
1 lata de leite condensado


Modo de fazer

Em um vasilha, coloque na sequência todos os ingredientes. Misture com as mãos e se necessário, acrescente mais amido de milho para dar mais consistência à massa.

Sove sobre uma superfície lisa.

Modele os sequilhos enrolando bolinhas na palma da mão e apertando levemente com um garfo.

Você pode também, enrolar a massa como um cordão, semelhante ao de nhoque, cortando em pedaços de mais ou menos 2 dedos e aperte-os levemente com um garfo.

Coloque-os em uma assadeira retangular, untada e polvilhada.

Leve ao forno pré-aquecido 200º C por mais ou menos 20 minutos.



Obs.: Se quiser mudar um pouco o sabor, pode acrescentar à massa, coco ralado ou raspas de limão.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Arroz chinês

Neste friozinho, comecei a folhear algumas receitas e achei interessante esta receita de Arroz chinês    que fiz algumas vezes e fica bem gostoso. . . É bom para variarmos o arroz de todos os dias. . .




Ingredientes

3 xícaras de chá de arroz branco cozido (bem soltinho)
3 ovos ligeiramente batidos 
1 xícara (chá) de ervilhas cozidas em água fervente salgada (ou em conserva)
100 g de presunto picado
1 colher (sopa) de molho de soja
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
4 colheres (sopa) de óleo


Modo de fazer

Aqueça o óleo em uma frigideira grande. Junte os ovos e um pouquinho de sal. Quando os ovos estiverem firmes, corte-os com o auxílio de uma colher de pau.

Junte as ervilhas, o presunto e o arroz. Misture o molho de soja.

Desligue o fogo, acrescente a cebolinha, misture novamente e sirva a seguir.