quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Torta de Palmito

Essa torta fica uma delicia, fácil de fazer, pode ser preparada antecipadamente e pode ser congelada. Uma receita dá mais ou menos umas 10 fatias.




Ingredientes

Para a massa

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 
3 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 g de manteiga gelada, cortada em pedaços
3 colheres (sopa) de leite
1 ovo batido (para pincelar)

Para o recheio

1/4 de xícara (chá) de azeite
1 cebola grande picada
4 tomates grandes, picados, sem pele e
sem sementes
1 lata de palmito picado 
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite
1/4 de xícara (chá) de azeitona verde picada
1/4 de xícara (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de fazer

Preparo da massa

Numa tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a manteiga e misture com duas facas até formar uma farofa. Adicione o leite até obter uma massa lisa. Embrulhe em filme plástico e leve para gelar por 30 minutos

Preparo do recheio

Numa panela média, aqueça o azeite, junte a cebola e o tomate, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando até a cebola ficar macia.

Acrescente o palmito e a farinha dissolvida no leite, cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e adicione a azeitona e a salsinha picada. Tempere e reserve.

Abra a massa com as mãos e forre uma fôrma de abrir de 25 cm de diâmetro e espalhe o recheio. Abra a massa restante sobre duas folhas de papel-manteiga até obter um círculo de 26 cm de diâmetro. Com a ajuda do papel, transfira-a para a fôrma, para tampar a torta.

Com as sobras da massa decore a torta. Pincele com o ovo. Faça um pequeno corte na superfície para sair o vapor. Asse em forno quente (200ºC), preaquecido, por 20 minutos ou até ficar dourada. Sirva quente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário