segunda-feira, 6 de maio de 2013

Bolo Mesclado

No próximo fim de semana é o dia das mães, por isso resolvi postar esta receita para vocês fazerem  e levarem de presente para as Mães. Fica igual ao bolo comprado, mas tem duas principais diferenças, o preço e o carinho de quem faz algo para a Mãe. . .Tenho certeza que ela vai adorar. . . Para quem tem as mães lá no céu, podem fazer para os filhos, mais antes do dia da Mães, porque dia das Mães não é dia de fazer nada. . . .



Ingredientes para o bolo

7 gemas
4 claras em neve (*)
3 xícaras de chá (rasas) de açúcar
3 xícaras de chá (cheias) de farinha de trigo
1 1/2 xícara de chá de leite fervendo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes para o creme

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de amido de milho (não muito cheias)
1 caixinha de creme de leite

Ingredientes para a cobertura

3 claras em neve (que sobraram dos 7 ovos) (*)
1 pingo de limão

Calda: 2 xícaras (chá) de açúcar
          1 xícara (chá) de água 
           
Enfeite:
1 xícara (café) de leite
1 pouco de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 colher (sopa) de chocolate


Modo de fazer

Bata as claras em neve bem firme. Junte as gemas, uma a uma, e continue batendo até obter uma mistura leve. Sem parar de bater, acrescente aos poucos o açúcar e depois a farinha, misturada com o fermento.
Reduza a velocidade da batedeira e adicione o leite em ponto de fervura. Bata somente até obter uma massa homogênea.
Coloque em uma fôrma de 30 cm de diâmetro, untada com manteiga. Leve ao forno quente (200ºC), preaquecido, e asse por 30 minutos ou até que, enfiando um palito no meio, ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o creme de leite. Coloque numa panela e leve ao fogo médio, sempre mexendo com uma colher de pau, até ferver e engrossar. Retire da panela e deixe esfriar. Depois, bata, na batedeira acrescentando aos poucos o creme de leite.

Montagem:
Para montar, desenforme o bolo, corte em fatias de uns 2 cm de largura, depois, corte cada uma em 3 tiras. Forre com papel alumínio a mesma fôrma de 30 cm de diâmetro. Cubra o fundo com tiras do bolo e com uma camada do recheio preparado. Por cima, coloque outras tiras do bolo - agora no sentido contrário ao inicial. Adicione mais recheio. Proceda da mesma forma até terminar o bolo e o recheio. Cubra com papel de alumínio e leve à geladeira de um dia para o outro. 

Cobertura:
Coloque o açúcar numa panela pequena e leve ao fogo até caramelar. Juntar a água fervente, vagarosamente, mexendo bem, e deixe ferver até o ponto de bala dura. Verifique esse ponto, pingando um pouco da calda num recipiente com água fria. Estará pronta, quando se obter uma bola que mantém a forma. Bata as claras em neve e, sem parar de bater, junte a calda quente, caindo em fio. Bata bem até a mistura esfriar e ficar firme, sem cair das pás da batedeira.

Desenforme o bolo e retire o papel alumínio. Com ajuda de uma espátula, espalhe a cobertura preparada sobre o bolo, fazendo movimentos circulares.

Numa panela pequena, leve ao fogo o chocolate, a manteiga e o leite. Deixe ferver por 1 minuto, mexendo sempre. Quando esfriar, coloque colheradas a cobertura e mescle com um garfo, fazendo movimentos circulares. Leve à geladeira até a hora de servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário