sábado, 11 de maio de 2013

Como montar mesa perfeita para convidados


Resolvi colocar hoje essas dicas, porque amanhã é dia das Mães e dia que recebemos as pessoas para almoçar ou jantar. Às vezes  se não estamos acostumadas, nos atrapalhamos na hora de colocarmos a mesa, principalmente se somos novatas nessa tarefa. Achei essas dicas bem próprias para esta ocasião. . .



Vai receber visitas e não quer fazer feio na hora de servir a comida? Pois é possível montar uma mesa impecável usando os utensílios do cotidiano.

Os talheres de jantar ficam na mesa de acordo com a maneira que serão utilizados.
 O garfo fica do lado esquerdo do prato, enquanto a faca (com o lado do corte virado para dentro) e a colher, do lado direito e de fora para dentro, respectivamente.
 Para os convidados, a dica é sempre começar a usar os talheres de fora para dentro, pois a disposição deles na mesa corresponde aos pratos que serão servidos.
 Já os talheres de sobremesa devem ficar na parte de cima do prato, com os cabos virados para o lado correspondente.
A lógica é semelhante para os pratos, o suplat (que serve de apoio), fica junto à toalha.
Em cima dele, vem o grande e raso, para alimentos quentes.
 Sobre ele, um prato pequeno e raso para comidas frias (como saladas).
Se o prato principal for massa, lembre-se de que não se deve usar a faca na hora de comer, somente o garfo e a colher para auxiliar.
 No caso de servir salada, sempre leve à mesa as folhas picadas e temperadas. 

Sempre coloque dois copos na mesa, um maior para água e um menor. Eles devem ficar à direita do convidado, o maior para dentro e o menor para fora. 
A taça de água já deve ser levada com o líquido para a mesa.
 O guardanapo fica sempre à direita do prato.

Assista ao vídeo abaixo para aprender outras sugestões da especialista, para quem a principal dica é fazer com que a mesa transmita o prazer que o anfitrião tem de receber o convidado. 




Um comentário: