quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dicas Domésticas - Limpeza

Hoje resolvi passar para vocês um outro tipo de receita, que acho muito útil, principalmente para as que são recém-casadas, que trabalham e tem filhos pequenos, mas também são úteis para as que tem mais experiência no assunto: organização da casa.

À alguns anos atrás li um artigo sobre isso achei prático e que me ajudou bastante. Então vou passar para vocês, que acho que irá ser muito útil, pois estou sempre pensado nas jovens que trabalham fora e tem que cuidar da casa, dos filhos, marido e a falta das auxiliares domésticas.






Limpeza fácil

Limpeza FácilUm ambiente limpo é essencial para um bom estado de espírito e bom rendimento na vida de qualquer pessoa. Por outro lado, o tempo hoje é muito corrido e a grande maioria das pessoas não têm tempo para passar o dia inteiro limpando a casa. Mas como conciliar o dia-a-dia corrido com a necessidade de manter nossa casa limpa?

A resposta é simples: planejamento. A organização e distribuição das tarefas passam pela organização das técnicas corretas e produtos adequados. Um bom cronograma das atividades é o primeiro passo para economizar tempo e esforço.

Analise o cotidiano da sua casa e liste todas as tarefas em atividades diárias, semanais, mensais, bimestrais e até anuais. 


Planejamento

As tarefas diárias são fundamentais, prioritárias, por isso precisam ser planejadas com mais critério e determinação. As atividades do dia-a-dia não devem se acumular para que não haja desgaste de tempo e acúmulo de sujeiras.
Acompanhe abaixo um exemplo de cronograma:

1. Atividades diárias:
Limpeza Fácil
  • Lavar louça e utensílios de cozinha
  • Limpar mesas e cadeiras
  • Limpar o fogão
  • Limpar pia e bancada da cozinha
  • Esvaziar e lavar cinzeiros
  • Varrer e passar pano úmido na cozinha, copa e sala de jantar
  • Limpar os móveis com flanela
  • Varrer e passar pano seco no chão
  • Colocar o lixo para fora.
2. Atividades semanais
  • Lavar os banheiros
  • Trocar roupas de cama
  • Limpar os peitoris das janelas
  • Limpar a geladeira
  • Encerar o piso
O planejamento semanal deve ser feito distribuindo as tarefas nos dias da semana. Adaptando, claro, à realidade da sua família.

3. Atividades mensais
  • Descongelar e limpar a geladeira
  • Lavar potes e adornos
  • Limpar armários e prateleiras
  • Limpar teto, paredes e lustres
As tarefas de uma casa podem não ter fim se não houver a colaboração e participação de todos. As crianças devem ser, desde pequenas, preparadas para pequenas tarefas, como guardar os brinquedos e manter o local limpo. Os mais velhos já devem assumir a responsabilidade de arrumar os próprios quartos.
Para aqueles que contratam o serviço de diaristas, valorize a fase de treinamento para passar todas as informações necessárias sobre os hábitos da casa, orientações e hábitos de limpeza.
O cronograma de limpeza deve ser passado a todos os membros da casa e com especificações sobre quem vai executar tais tarefas.

Produtos de limpeza

Limpeza FácilOs produtos de limpeza devem ser muito bem escolhidos e acondicionados em locais seguros, mas de fácil acesso para quem os usa. No caso dos panos de limpeza, deixe-os bem especificados. Pano para limpar chão da cozinha não deve nunca ser passado dentro de casa. Baldes de limpeza também não devem se misturar com os de lavar roupa.
Evite o uso de produtos abrasivos, como esponjas ásperas e saponáceos, pois se usados com descuido danificam roupas e utensílios.

O que é um produto neutro?

Um produto neutro é aquele que tem pH neutro, não é alcalino nem ácido, e por isso é menos agressivo, agredindo menos a pele e o objeto a ser limpo. Outro detalhe na hora de comprar produtos de limpeza é dar preferência aos que são biodegradáveis, pois não poluem o meio ambiente.
Para limpezas mais pesadas, porém, é preciso usar produtos mais fortes. Os especialistas recomendam produtos industriais, pois o controle é mais rígido.

Limpando a casa
  • Limpeza FácilLimpeza de piso: Para limpar os pisos e mantê-los sempre bonitos e lustrosos é preciso saber o que fazer com cada tipo de material. Os pisos cerâmicos são mais fáceis de conservar, mas não são resistentes a ácidos.
As lajotas devem ser limpas com água e sabão e, no caso de estarem muito encardidas, use sapólio.  Esse tipo de material também não é resiste ao ácido.

Para os pisos com sinteco, passe apenas água e pano úmido. Caso estejam muito sujos pode-se usar água e detergente neutro. Depois de enxaguado, use pano umedecido em solução de meia xícara de vinagre e a mesma quantidade de álcool diluída em um balde de água. Atenção: esse piso não deve nunca ser encerado, mesmo com os produtos que se dizem próprios para isso.

Pisos de mármore e granito são muito fáceis de cuidar. Pano úmido, água e, no máximo, detergente neutro. Outros produtos podem tirar o brilho e a beleza com o passar do tempo.
  • Paredes, portas e janelas: As paredes da sua casa devem ser limpas periodicamente com um aspirador de pó, espanador ou flanela de tirar poeira. O segundo passo é passar pano branco com água e detergente neutro.
  • Cozinha: Na cozinha, o grande problema é a gordura. O uso do exaustor é a melhor medida para evitar o alastramento da gordura. Deixe também portas e janelas abertas. Geladeira, freezer e fogão precisam de pano úmido todos os dias e uma limpeza semanal mais rigorosa.
Jamais jogue água em qualquer eletrodoméstico para que não enferruje e tenha seus circuitos elétricos danificados.
  • Banheiro: Para a limpeza é usado sabão neutro e água sanitária. É muito importante que o banheiro esteja sempre higienizado, desinfetado. Os cestinhos devem ter sempre um saco plástico e, toda vez que esvaziados, devem ser lavados. 


Amanhã vou continuar e colocar para vocês dicas de manutenção de utensílios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário