sábado, 5 de janeiro de 2013

Coalhada ou Iogurte

O ano está começando e com certeza abusamos nas ceias de natal e final do ano. Então voltei a pesquisar no livro de Alaice Mariotto Kater, "Convidados para o Banquete" e escolhi esta receita, porque é base para outras e além disso é fácil e leve e nos ajuda a entrarmos em forma. Então vamos a ela . . .


                                                                "Não me ordenhaste como leite e                      

                                                                                                 coalhaste como queijo?"
                                                                                                               (Jó 10,10)               





  Ferva 2 litros de leite, tipo A ou B, e coloque em uma tigela de louça para mornar, entre 38 e 40 graus (deve ser suportável ao pingar um pouco no pulso).


Retire um pouco desse leite numa tigela menor e misture 2 colheres de sopa de leite em pó e 2 copinhos de iogurte natural (verifique a data de vencimento, pois, quanto mais fresco for, mais forte será o seu agente fermentativo).


Mexa bem e retorne essa mistura à tigela maior, misturando tudo muito bem com uma colher de pau, sempre no mesmo sentido.


Tampe o recipiente e coloque-o em um canto da pia, evitando movimentos bruscos.


Após mais ou menos 8 horas, o leite estará totalmente coalhado. Se quiser, separe um pouco dessa coalhada e guarde na geladeira para ser usada como agente fermentativo para a próxima vez que fizer coalhada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário