sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dicas domésticas - manutenção de utensílios


Como prometi, hoje estou colocando mais algumas dicas de limpeza e manutenção.




Retirar rótulos ou etiquetas adesivas de utensílios de aço inox: para desgrudar, descole o máximo que puder. Após, mergulhe a peça em água morna e esfregue com pano macio. Caso o adesivo persista, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Atenção: nunca raspe a superfície do inox.

Abajur: a cúpula do abajur pode ser limpa esfregando delicadamente uma borracha branca escolar.

Carpete: uma desodorização rápida pode ser feita pulverizando o carpete com bicarbonato e aspirando logo em seguida.

Cheiro de cigarro: para retirar cheiro de cigarro de um ambiente fechado, coloque uma esponja embebida em vinagre atrás de algum móvel.

Remover odor de geladeira: coloque uma xícara destampada e cheia de leite na geladeira. Pode usar também casca de ovo que, por ser porosa, absorve o cheiro.

Limpeza FácilCheiro de fritura: quando fizer frituras, ferva em outra boca do fogão uma panelinha com casca de laranja. Deixe em fogo brando durante todo o tempo da fritura.

Móvel com mofo: ferva um litro de vinagre e coloque a vasilha imediatamente dentro do móvel. Deixe a panela destampada e o móvel fechado por duas horas. Depois retire a vasilha e passe um pano molhado com o próprio vinagre por dentro e por fora do móvel.

Parede mofada: para eliminar o mofo de uma parede, basta lavar muito bem a área mofada com uma mistura de água e água sanitária (1:1). Depois enxágue com um pano úmido e em água limpa. Deixe secar. Espere algumas semanas. Se o mofo retornar, repita a operação.

Cheiro no ralo: Use 1/4 de copo de bicarbonato no ralo. Depois adicione meio copo de vinagre e cubra o ralo por alguns minutos. Enxague com quatro litros de água quente.

Limpeza das peças de inox está no uso de materiais corretos e no cuidado com que é feito o procedimento. 
Para lavar o inox, basta usar sabão ou detergente neutro e água.
Para remover manchas de alimentos queimados e de gordura, que são consideradas leves, faça uma pasta usando bicarbonato de sódio dissolvido em álcool e aplique na peça. Depois, use um pano ou esponja macia para esfregar a superfície do aço inox. Você também pode usar uma escova de cerdas macias para a limpeza de manchas leves. Evite esfregar com movimentos circulares, dê passadas longas e uniformes, sempre no sentido do polimento do utensílio. Enxágue com bastante água e seque com um pano macio.
No caso das manchas mais difíceis de serem removidas, a dica é fazer uma pré-imersão em detergente morno ou quente e água e seguir o mesmo procedimento indicado para as manchas mais leves. Se isso não for suficiente para remover as manchas das peças de inox, recorra aos produtos de limpeza, como removedores à base de soda cáustica. Não se esqueça de secar muito bem as peças com um pano macio para evitar marcas d'água.

Taças de Cristal

166  320x240 como limpar tacas de vinho Como limpar a taça de vinhoOs copos de cristal são mais porosos que os de vidro, por isso podem absorver mais os sabores e odores dos materiais de limpeza, como cloro, sabão, panos, detergentes, etc. A melhor maneira de limpá-los é não utilizar uma esponja, e sim a própria mão.
Limpe com uma pequena quantidade de sabão neutro e água morna, mas cuidado com a temperatura, pois se for muito quente, pode fazer com que a taça estale e quebre. Enxague bem para que não fique nenhum resíduo de sabão nas taças. Em seguida, deixe-as secando de cabeça para baixo e depois recoloque-as em pé e deixe-as secando ao ar livre. Com um pano macio, limpo e que não solte pelos, retire as manchas e gotas.
As taças devem ser guardadas em pé e nunca pela borda. Como são muito frágeis, podem quebrar com facilidade. Se quiser, também pode “polir” a taça com uma toalha bem limpa antes de guardá-la, assim você pode retirar qualquer manchinha que possa aparecer por causa da concentração de água em alguns pontos do copo e da borda. Lavar a taça com bicarbonato de sódio retira as manchas vermelhas deixadas pelos vinhos tintos e elimina odores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário